Patrimônio Vivo, Chau do Pife e cantora Andréa Laís representam Alagoas em turnê nacional do Sonora Brasil
19/08/24
By:
Secom - AL
Projeto de circulação promovido pelo Sesc conta com a participação de 10 grupos artísticos regionais.
A dupla alagoana formada pelo mestre do pífano Chau do Pife e a cantora Andréa Laís é uma das grandes atrações da 26ª edição do Sonora Brasil, projeto cultural do Sesc. Unidos por suas raízes, eles trazem um espetáculo inédito que mescla sonoridades ancestrais, ritmos regionais e batidas eletrônicas. A estreia do show, dirigido por Cassius Cardozo e acompanhado pelo sanfoneiro Irineu Nicácio, aconteceu neste final de semana em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, com ingressos gratuitos e limitados.
Reconhecido como Patrimônio Vivo de Alagoas desde 2012, Chau do Pife é músico talentoso e respeitado, com mais de 40 anos de carreira dedicados ao pife, instrumento que começou a tocar ainda criança em Boca da Mata, Alagoas.
Filho de um agricultor, trocou o milharal pelas feiras livres e aos 14 anos fez sua primeira apresentação improvisada. Aos 16 anos, já compunha e integrava a banda "Forró & Xodó". Após se mudar para a capital em 1984, seu talento o levou a se destacar na cena musical, conquistando fãs e a admiração de grandes músicos.
Agora, a tradição encontra a inovação com Andreia Lais, a grande campeã da última edição do Festival de Música Popular Em Cantos de Alagoas, promovido pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa. A jovem cantora de 24 anos tem se destacado pela sua mistura única de ritmos tradicionais com batidas eletrônicas.
Desde sua estreia em 2009, ela conquistou o público com sua interpretação sensível, ganhando prêmios e reconhecimento. Seu álbum de estreia, Solar (2017), foi elogiado pela crítica. Em seu segundo álbum, Presença (2021), ela explora uma sonoridade que mistura ritmos regionais e eletrônicos, abordando temas como juventude, feminilidade e identidade nordestina.
Juntos, Chau do Pife e Andreia Lais lançaram, na última sexta-feira (16), a música "Chão do Chau", que pode ser conferida nas principais plataformas de streaming.
SONORA BRASIL
O Sonora Brasil é uma ação temática que tem como objetivo apresentar ao público as mais diversas produções culturais do país. Por meio de apresentações musicais comentadas, mapeia e incentiva desde manifestações de territórios isolados até novas experiências de fruição musical, aguçando a percepção sobre a pluralidade étnico-culturais no Brasil.
A música é uma forma de expressão e comunicação capaz de despertar sentimentos e emoções. Ela conecta pessoas, territórios, culturas e gerações. É um meio para desenvolver habilidades, preservar conhecimentos, e ampliar experiências estéticas e criativas. Criado em 1998, o Sonora Brasil é parte integrante da proposta de desenvolvimento cultural e artístico promovida pelo Sesc de valorização, preservação e difusão do patrimônio cultural-brasileiro.
Para o biênio 2024/2025, o projeto vai abordar o tema “Encontros, Tempos e Territórios”, dando ênfase ao olhar, à escuta e à valorização das territorialidades, da diversidade e das memórias, por meio da expressão de seus autores e intérpretes. Profissionais dos 27 Departamentos Regionais e três Polos do Sesc, representando todos os estados do Brasil, fazem parte da curadoria.
Foram convidados 20 artistas das cinco regiões do país, que se apresentarão, durante o circuito, em duplas. Para isso, foram incentivados a criarem espetáculos inéditos para o projeto. Em 2024, cinco duplas vão circular pelos estados do Norte e Nordeste e as outras cinco pelo Sul, Sudeste e Centro-Oeste, totalizando passagens por 56 cidades, num total de 214 apresentações.
Últimas Notícias