Massayó... Sol, Mar, Forró 2023: A valorização dos artistas locais em Maceió
21/06/23
By:
IA Redação
Evento dinamiza a cultura criativa da capital alagoana e promove talentos regionais no São João
Tendo em vista a importância da arte como expressão cultural e identidade local, o evento Massayó... Sol, Mar, Forró 2023 surge como uma oportunidade única para valorizar os talentos artísticos de Maceió.
Por meio de editais de chamadas públicas, a Prefeitura de Maceió tem se empenhado em promover e manter as expressões artísticas, além de impulsionar o turismo, o desenvolvimento econômico e a diversidade cultural da região, tendo o forró e a gastronomia típica junina como base.
O prefeito de Maceió, JHC, destaca a importância de explorar o calendário cultural para valorizar os artistas locais e preservar a herança artístico-cultural da cidade. Ele enfatiza que essa estratégia não só gera renda, empregos e fortalece a economia, mas também ressalta o que há de melhor na cultura local. O São João de Maceió 2023, por exemplo, contará com a participação de grandes nomes da música nacional, mas também dará espaço para apresentações dos talentos locais, valorizando e fomentando a cultura regional.
Os números comprovam o compromisso da gestão municipal com a valorização da cultura e dos artistas locais. No São João de Maceió 2023, 70% das apresentações serão de artistas da região, totalizando 274 performances com a participação de 2.792 artistas locais.
Essa valorização se estende a outros eventos promovidos pela Prefeitura de Maceió ao longo do ano, por meio de editais como o Toca Tudo MCZ, Toca Tudo MCZ 2, Vem Pra Praça, e agora, no mês de junho, com o edital voltado para as apresentações culturais nos festejos juninos.
Além disso, os artistas locais trazem consigo um estilo único e autêntico, que impacta positivamente as comunidades em que estão inseridos, criando novas oportunidades de trabalho e atraindo visitantes interessados na cultura local. Isso dinamiza a economia criativa e gera mais receita para a cidade.
Cleber Costa, secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, ressalta a importância do potencial cultural de Maceió, destacando a diversidade de folguedos, como maracatu, fandango e reisado. Além da música, ele destaca o valor do artesanato do Pontal da Barra, considerado Patrimônio Imaterial Cultural.
Cleber Machado enfatiza a necessidade de políticas culturais que reconheçam tanto os artistas locais já consolidados quanto abram espaço para novos talentos. Ele destaca a importância de mostrar e incentivar os artistas locais, criando condições para que eles possam desempenhar suas atividades artísticas e culturais de forma plena, com o apoio do governo municipal.
João Hugo Lyra, diretor-presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), destaca todos os investimentos realizados pela Prefeitura de Maceió para impulsionar a economia criativa e valorizar os artistas da cidade. Ele reconhece a importância de fortalecer a cena cultural local, proporcionando oportunidades para que os talentos locais sejam reconhecidos e ganhem visibilidade. Iniciativas como os editais Vem Pra Praça e Toca Tudo MCZ estão sendo realizadas para investir no potencial criativo e artístico dos artistas da região, contribuindo para o enriquecimento cultural de Maceió.
Todo esse trabalho é reconhecido por aqueles que mantêm viva e pulsante a cultura de Maceió. Elvis Pereira, mestre da cultura popular da cidade, destaca a importância da valorização dos artistas locais, que não só contribui para aumentar a autoestima da comunidade, mas também fortalece a identidade local.
Essas ações culturais em Maceió são de suma importância, pois proporcionam oportunidades para a comunidade artística mostrar seu talento e vivenciar sua inclusão cultural. A cidade é um berço cultural e os artistas locais têm agora parceiros como o prefeito JHC, o secretário Cleber Costa e o presidente João Hugo, que os incentivam e realizam ações que contribuem significativamente para uma dimensão de oportunidades de mostrar seus trabalhos, fortalecendo cada vez mais a cultura local.
Com o evento Massayó... Sol, Mar, Forró 2023, a valorização dos artistas locais ganha destaque, enriquecendo a cultura criativa da capital alagoana e promovendo um ambiente de celebração, música e dança que reflete a essência e a diversidade da região.
Últimas Notícias