Lula passa por cirurgia em São Paulo para drenagem de hematoma
10/12/24
By:
Redação
Boletim médico diz que ressonância mostrou hemorragia intracraniana
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido a uma craniotomia para drenagem de hematoma na madrugada desta terça-feira (10), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
A cirurgia transcorreu sem intercorrências. O presidente foi levado às pressas para a cidade paulista, está bem e é monitorado em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Segundo boletim divulgado pelo hospital, Lula esteve ontem à noite na unidade de Brasília do Sírio-Libanês, para exame de imagem, após sentir dor de cabeça. As informações são da Agência Brasil.
A ressonância magnética mostrou hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar sofrido em 19 de outubro. O presidente foi transferido para a unidade do hospital, em São Paulo, onde passou pelo procedimento cirúrgico.
Um boletim médico atualizado será divulgado agora de manhã. Maiores detalhes serão informados em entrevista coletiva prevista para as 9h, no Hospital Sírio-Libanês, Unidade Bela Vista.
Confira na íntegra o boletim médico:
O presidente segue sob acompanhamento da equipe médica, sob os cuidados de Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve ontem à noite (09/12) no Hospital Sírio-Libanês, unidade Brasília, para realizar exame de imagem após sentir dor de cabeça. A ressonância magnética mostrou hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar sofrido em
19/10.
Foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, unidade São Paulo, onde foi submetido à craniotomia para drenagem de hematoma. A cirurgia transcorreu sem intercorrências. No momento, o Presidente encontra-se bem, sob monitorização em leito de UTI.
O boletim médico atualizado será emitido pela manhã. Detalhes serão informados durante a coletiva de imprensa, prevista para as 9 horas, no Hospital Sírio-Libanês, unidade Bela Vista -
SP. A entrada para a coletiva de imprensa será pela Rua Barata Ribeiro, 269 - Térreo, Bela Vista.
O Presidente segue sob acompanhamento da equipe médica, sob os cuidados do Prof. Dr.
Roberto Kalil Filho e da Dra. Ana Helena Germoglio.
Dr. Luiz Francisco Cardoso
Diretor de Governança Clínica
Dr. Ângelo Fernandez
Diretor Clínico
Acidente doméstico de Lula
Em 19 de outubro, o presidente Lula caiu no banheiro da residência oficial da Presidência e bateu a nuca. Ele precisou levar cinco pontos e realizou diversos exames ao longo dos últimos meses.
No entanto, o presidente, de 79 anos, precisou passar por outra cirurgia no quadril direito, além de já ter se curado de um câncer de laringe em 2011. Lula também foi fumante por mais de 50 anos, porém problemas de pressão em 2010 o fizeram parar de fumar.
Assim, Lula é o presidente eleito mais velho a passar pela cadeira da presidência desde a redemocratização, em 1985. Naquele mesmo ano, Tancredo Neves assumiria com 75 anos, algo que nunca aconteceu.
Por fim, vale destacar que Lula se gaba de ter a saúde de "um jovem de 20 anos". O presidente costuma compartilhar sua rotina de exercícios nas redes sociais.
Últimas Notícias