Das Lagoas ao Imaginário Popular": exposição realiza tributo aos 90 anos de Tânia de Maya Pedrosa
04/10/23
By:
Redação
Além de Tanya, objetivo é prestar homenagem aos artistas e às suas artes nordestinas e, sobretudo, alagoanas.
O Centro Cultural do Teatro Deodoro recebe, de 6 de outubro a 10 de novembro, a nova temporada da exposição “Das lagoas ao imaginário popular”, um tributo aos 90 anos da artista e pintora alagoana Tânia de Maya Pedrosa. Evento inicia às 19h da noite. Segundo o curador André Cunha, 60 pintores naifs de todo o país bordaram e pintaram a vida e a obra de Tania Pedrosa. E os trabalhos serão expostos ao público no Complexo do Deodoro. A exposição chega a Maceió após ser exibida em Paraty, no Rio de Janeiro, no Minimuseu de Arte Naif, entre julho e agosto.
Se temos um decano, a pintora alagoana Tânia de Maya Pedrosa, é a decana e uma das mais importantes artistas naif do Brasil, em seus 87 anos, foi quem abriu a temporada das artes plásticas em 2019, quando em fevereiro expôs suas obras na galeria Gamma, em Maceió. Formada em Direito, chegou a ser design de roupas no Rio de Janeiro. Nesse tempo, a artista pintou escondida durante 8 anos.
A exposição, além de ser um tributo à Tânia, é uma homenagem aos artistas e às suas artes nordestinas e, sobretudo, alagoanas. O evento vai receber galeristas, produtores, jornalistas e artistas de todo país. A arte naif brasileira vem ganhando destaque e se transformando em objetos de desejo para o mundo da arte popular. O Nordeste é considerado berço da arte popular e naif, com relação a essa última, a Paraíba realiza a tradicional Bienal Internacional.
Últimas Notícias