Cordão da Bola Preta: Uma História de Glórias, Mudanças e Compromisso Ambiental
11/02/24
By:
IA Redação
Presidente do Tradicional Bloco Carrega a Nostalgia da Avenida Rio Branco, Enquanto Projeta um Futuro Sustentável para o Carnaval Carioca
As icônicas imagens aéreas da Avenida Rio Branco, no coração do Rio de Janeiro, repletas de foliões durante o sábado de carnaval, transformaram o Cordão da Bola Preta em um gigante celebrado em todo o Brasil. Contudo, na visão do presidente do bloco, Pedro Ernesto Marinho, desde a mudança dos desfiles dos megablocos para a Rua Primeiro de Março e Avenida Presidente Antônio Carlos, o Bola Preta perdeu parte de sua audiência.
Ao recordar os dias em que o bloco percorria a Rio Branco, Marinho expressa com saudade: "Parecia que o asfalto sorria, os prédios batiam palmas". Com uma tradição que remonta a 1919, quando desfilava na recém-inaugurada Avenida Central, hoje conhecida como Rio Branco, o bloco testemunhou as transformações urbanísticas da cidade.
Entretanto, desde a mudança, Marinho lamenta a perda do romantismo: "A Avenida Rio Branco era consagrada mundialmente como palco de grandes manifestações políticas, artísticas e carnavalescas. O novo local é meio inóspito, sem bares ou botecos". Para ele, carnaval e cerveja são inseparáveis, e o novo cenário não oferece o mesmo ambiente festivo.
Mesmo com a redução na quantidade de foliões desde a mudança, Marinho destaca a importância histórica do Cordão da Bola Preta, que completa 105 anos. Apesar de admitir a queda na frequência nos últimos anos, ele enfatiza o compromisso em não decepcionar os foliões e manter viva a tradição do carnaval carioca.
O artigo também destaca a história do bloco, fundado em 1918, e as personalidades que o representam. Este ano, o Bola Preta, sob a presidência de Marinho, concentra seus esforços na defesa do meio ambiente, promovendo ações sustentáveis durante o desfile e ao longo do ano.
Além disso, o texto destaca a participação de figuras importantes, como musas e madrinhas, incluindo Maria Rita, Paola Oliveira e Neguinho da Beija-Flor. O Cordão da Bola Preta continua a ser uma entidade que celebra a tradição e abraça causas ambientais, mantendo-se como um ícone do carnaval carioca.
Últimas Notícias