Circuito Penedo de Cinema terá maior grade da história do evento
07/11/23
By:
Redação
Programação contará com nomes como Camila Morgado e Antônio Pitanga.
De 13 a 19 de novembro, o Circuito Penedo de Cinema retorna ao centro histórico da cidade ribeirinha com a maior programação já vista. Ao longo de sete dias, mais de 100 curtas e 14 longas-metragens serão exibidos para todos os públicos e um dos destaques será a reabertura do Cine Penedo, novo equipamento cultural da Universidade Federal e Alagoas, uma das instituições realizadoras do vento. Entre os artistas convidados estão Camila Morgado, Antonio Pitanga e Buda Lira. A programação também contempla a realização das tradicionais rodas de conversa, oficinas, apresentações artísticas e a feira de empreendedores culturais da região. Em sua 13ª edição, o evento reafirma-se como um espaço de estímulo a perspectivas diversas sobre o vasto patrimônio audiovisual alagoano e nacional, sempre em diálogo com a educação.
Este ano, a cidade recebe de volta o Cine Penedo, a primeira sala de exibição fundada no município, que funcionou entre as décadas de 1950 e 1980. Enquanto o país segue assistindo, com pesar, ao fechamento de inúmeras salas de cinema, o Cine Penedo reabre definitivamente suas portas no maior evento cinematográfico de Alagoas, com o objetivo de contribuir para a democratização do acesso à sétima arte na região ribeirinha. Além disso, no local, que será gerido pela Ufal, também será inaugurada, em breve, uma Escola de Artes e Tecnologias Criativas. O Circuito Penedo de Cinema é uma realização da Ufal, do governo e Alagoas, por meio da Secretaria de Estado Cultura e Economia Criativa (Secult), e o Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS).
A 13ª edição do Circuito conta com artistas convidados, como Camila Morgado, Antonio Pitanga, Buda Lira, Danny Barbosa, Daniela Fontan, Ângelo Fernandes, Cauã Martins e Francisco Gaspar, e ainda terá mais uma sala de exibição ao longo dos sete dias de programação: o Centro de Convenções Zeca Peixoto, antigo Cine São Francisco.
Últimas Notícias