Artesão de Boca da Mata recebe certificação de Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas
25/08/23
By:
Redação
Mestre André da Marinheira é escultor de madeira com obras reconhecidas nacionalmente
Nascido na cidade de Boca da Mata, e atualmente com 54 anos, André Barbosa, conhecido, como Mestre André da Marinheira, é reconhecido Mestre da Arte da Escultura de Madeira pelo Programa do Artesanato Brasileiro e já recebeu inúmeros prêmios e homenagens, inclusive o Prêmio Culturas Populares, promovido pelo Ministério da Cultura.
Perpetuando o legado deixado pelo pai e vivendo de arte há mais de 40 anos, o mestre recebeu na última quarta-feira (23), o título de Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas (RPV). A solenidade ocorreu no Mercado das Artes, localizado no bairro de Jaraguá, em Maceió, em alusão à Semana do Folclore.
Na ocasião, foram agraciados ainda: Maria Bethânia dos Santos Leite, das Baianas de Coruripe; e Jorgeval Mário Lisboa Santos, do Fandango Pontal da Barra, Maceió.
São reconhecidos como Patrimônio Vivo do Estado da Alagoas mestres e mestras que detenham os conhecimentos ou as técnicas necessárias para a produção e para a preservação de aspectos da cultura tradicional ou popular de uma comunidade estabelecida em Alagoas nas áreas de danças e folguedos da cultura popular, literatura oral e/ou escrita, gastronomia, música, artes cênicas, artesanato, dentre outras.
Últimas Notícias