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Alagoas Mais Digital garante eficiência, satisfação e economia

14/12/24

By:

Redação

Projeto, que promove digitalização dos serviços públicos, foi aprovado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento com metas estabelecidas até 2028

Alcançar 69% de satisfação dos cidadãos com os serviços públicos digitais, reduzir em 24% as dificuldades na utilização dessas ferramentas e gerar uma economia de R$ 35,5 milhões por meio da digitalização.


É o que busca o Governo do Estado com o programa Alagoas Mais Digital como metas até 2028. O objetivo maior é aprimorar o relacionamento e a proximidade entre o poder público e a população com vistas a elevar a eficiência na prestação dos serviços.

 

“O programa Alagoas Mais Digital busca modernizar a administração pública estadual, proporcionando serviços mais acessíveis, eficientes e satisfatórios para a população alagoana. As ações previstas incluem o fortalecimento da governança e da capacidade digital do estado, além de incrementar a eficiência na prestação dos serviços públicos”, explicou o secretário especial de Planejamento, Orçamento e Governo Digital, Phelipe Gabriel Clementino Vargas.


O projeto foi aprovado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em 31 de agosto de 2022; e o contrato oficial, assinado em 20 de setembro de 2023.


Atualmente, encontra-se na fase de implementação, com o foco voltado para o desenvolvimento dos produtos previstos. Serão investidos US$ 28,8 milhões, dos quais US$ 15 milhões são oriundos de empréstimo junto ao BID e US$ 13,8 milhões do Tesouro Estadual.

 

O programa Alagoas Mais Digital está estruturado em três componentes principais, cada um com produtos específicos e cronogramas próprios de implantação:


1.      Governança, Capacidades Digitais e Cibersegurança: foco no fortalecimento da governança digital, segurança cibernética e modernização tecnológica. Inclui estratégias de transformação digital, implantação de um Centro de Operações de Cibersegurança (SOC) e avanço em soluções de nuvem pública.


2.      Serviços Digitais: objetiva digitalizar e automatizar processos administrativos e serviços públicos. Abrange uso de inteligência artificial, ampliação de serviços digitais para cidadãos e priorização da digitalização de serviços presenciais mais utilizados por mulheres.


3.      Educação e Saúde Digitais: visa modernizar a gestão e a entrega de serviços nos setores de educação e saúde. Envolve plataformas educacionais digitais, capacitação de professores, aumento da conectividade escolar e soluções para saúde preventiva e proativa.


METAS


Uma das metas do programa é alcançar 69% de satisfação dos cidadãos com os serviços públicos digitais até 2028.


Para isso, serão utilizadas diversas ferramentas, incluindo a plataforma online de serviços públicos, inteligência artificial para otimização de processos e soluções em nuvem para garantir acessibilidade e eficiência.


“Serão utilizadas ferramentas de plataforma de governo eletrônico único. Trata-se de um portal unificado de serviços digitais, que vai contemplar o aplicativo móvel para o cidadão resolver, de onde estiver, os seus problemas. Tudo isso com um sistema de autenticação seguro”, detalha o diretor de Serviços e Tecnologia, Informação e Telecomunicação do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), Juliano Araújo Farias.

 

Além disso, serão implementadas capacitações contínuas para servidores públicos, visando aprimorar suas habilidades digitais e garantir um atendimento mais eficiente. “O fortalecimento da cibersegurança também será crucial para aumentar a confiança do cidadão nos serviços digitais”, acrescentou Phelipe Gabriel.

 

A implantação e execução do programa Alagoas Mais Digital envolve as secretarias de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), da Saúde (Sesau), da Educação (Seduc), da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e o Itec.


“No entanto, o programa beneficiará todas as secretarias e órgãos do Estado, promovendo uma transformação digital abrangente para toda a administração pública estadual”, observou Phelipe Gabriel.

 

KICK OFF ALAGOAS + DIGITAL

Para apresentar as diretrizes e objetivos do programa Alagoas + Digital, o Governo do Estado e o BID vão promover, na próxima quinta-feira (19), o Kick Off Alagoas + Digital. O evento será realizado no Centro de Inovação do Jaraguá, a partir das 8h30, e reunirá especialistas em tecnologia, servidores públicos e representantes do BID.

 

O evento tem como objetivo sensibilizar os servidores públicos e as autoridades locais sobre as iniciativas e os impactos esperados do programa Alagoas Mais Digital.

 

“A proposta é oferecer um espaço dinâmico de aprendizado e inovação, onde ideias e conhecimentos se encontram para fortalecer o compromisso do Governo de Alagoas com a modernização tecnológica, a eficiência administrativa e a acessibilidade dos serviços públicos”, citou Phelipe Gabriel.

 

REUNIÃO


No dia 29 de novembro, o governador Paulo Dantas se reuniu com representantes do BID para discutir o andamento do Alagoas Mais Digital. Na ocasião, a secretária interina do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Elesjandely Marques, informou que, até fevereiro de 2025, deverão ser implantados mais 20 serviços na Plataforma de Serviços Públicos Digitais, agregando outros que já são ofertados pelo Estado.


“Temos avançado nos indicadores econômicos e sociais do estado, e essa mobilização para avanços dos serviços públicos em plataforma digital se conecta com o que está acontecendo em Alagoas”, observou o governador.

 

INVESTIMENTOS


O secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), Silvio Bulhões, afirmou que as iniciativas de desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação em Alagoas estão diretamente alinhadas com a transformação digital promovida pelo Governo do Estado.

 

Juntas, a Secti e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) já investiram, nos últimos dois anos, mais de R$ 100 milhões nas áreas da Ciência, Tecnologia e da Inovação.


“O fortalecimento do ecossistema de inovação, das universidades e das empresas, bem como a formação de mão de obra qualificada para o setor de tecnologia, contribuirão, de forma decisiva, para a implementação de ações que buscam melhorar a vida do cidadão, por meio de serviços digitais de maior qualidade e abrangência, ampliando a eficácia de diversas políticas públicas”, avaliou Silvio Bulhões.

 

“Em Alagoas, a política de CT&I está completamente integrada à estratégia de transformação digital”, concluiu.

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