6ª edição brasileira do evento Mil Guitarras para Víctor Jara relembra a história do cantor
02/10/23
By:
Redação
Jara foi brutalmente espancado e assassinado pela ditadura chilena.
A 6ª edição brasileira do evento Mil Guitarras para Víctor Jara contou a história do cantor e militante Víctor Jara, que foi morto pela ditadura chilena em 1973, apenas alguns dias após o golpe militar de Augusto Pinochet, que ficou no poder até 1990. Artistas se apresentaram neste sábado (30), no Galpão do Armazém do Campo, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
O cantor foi brutalmente espancado e assassinado, cinco dias após ser preso em 12 de setembro. O corpo foi encontrado em um matagal, com vários ossos quebrados e 44 marcas de bala, descreve o projeto Memórias da Ditadura, do Instituto Vladimir Herzog. A ditadura chilena foi uma das mais sangrentas no continente, com cerca de 40 mil mortos.
O evento foi em São Paulo e organizado pela rede Dandô, Circuito de Música Dércio Marques, que reúne músicos de diferentes lugares do Brasil e promove encontros, trocas e reflexões por meio da música e outras expressões artísticas. Katya Teixeira, integrante da rede e organizadora da homenagem a Víctor Jara, destaca o compromisso em comunicar o que se passa no “ambiente social do nosso tempo”. “Com a música, a mensagem chega mais fácil.
É uma ferramenta muito potente, a gente entende ainda mais no momento que a gente sente.”
Últimas Notícias